Os pisos vinílicos homogêneos são revestimentos produzidos a partir de uma massa única. Normalmente são indicados para complexos comerciais, hospitais, escolas, laboratórios, shoppings e aeroportos por serem altamente resistentes, de fácil limpeza e manutenção. Se sua intenção é reduzir custos com a manutenção do piso e ter facilidade de limpeza, a solução é investir em pisos vinílicos com tratamento superficial de PUR reforçado.
Esse tratamento, como citado acima, torna o piso vinílico mais resistente à movimentação, dispensando o enceramento ou polimento do piso durante toda sua vida útil. Fator que colabora para a redução de custos com manutenção e tempo gasto com a conservação do piso, já que simplifica a limpeza que pode ser feita apenas com um pano úmido e detergente neutro. Outra vantagem que alguns pisos vinílicos com PUR reforçado apresentam é o tratamento anti-fungos incorporado em sua fórmula, o que torna qualquer ambiente muito mais saudável.
A aplicação deste tipo de revestimento, quando efetuado de forma inadequada, pode gerar prejuízos como o desperdício de material, falta de uniformidade, entre outros, que podem afetar o padrão estético desta modalidade de piso vinílico, reconhecido por conferir aos ambientes modernidade e elegância. As mantas devem ficar esticadas ao menos 20 minutos antes da instalação, para que as marcas do rolo saiam. Nesse meio tempo, o instalador fará a paginação da manta, ou seja, a forma como ele será instalado. Assim como a instalação do piso vinílico em placa, esse tipo de piso também precisa de marcação de eixo. Finalmente, quando a manta estiver posicionada paralela ao eixo, é aplicado o adesivo no verso e então é utilizado um rolo de lã para minimizar as marcas de dente.